sistemas de informação geográfica

A utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) nos vários trabalhos desenvolvidos pelo IDAD permite organizar toda a informação de base em camadas temáticas, possibilitando a realização das seguintes tarefas de modo rápido e simples, além de maior rigor:

  • Criação de dados (Modelos Digitais de Terreno, etc);
  • Actualização;
  • Inquirição (cálculo de áreas, população abrangida por fonte de poluição, características da área de influência de um determinado projecto, etc);
  • Produção de mapas e;
  • Análise de dados.

Os Modelos Digitais de Terreno simulam com algum realismo o ponto de vista de um observador no terreno. Neste contexto, destacam-se as exposições solares, os declives, a luminosidade reflectida para uma dada orientação solar. Permitem ainda operações matemáticas, destacando-se o cálculo de volumes e o cálculo de matrizes de direcção do escoamento.

No que refere à criação de dados e actualização recorre-se a trabalho de campo através da utilização de um receptor GPS (Global Position System) para localizar os pontos e trajectos.

A modelação geográfica é extremamente importante na medida em que a generalidade dos fenómenos (tudo o que aparece no tempo ou no espaço) pode ser geo-referenciável (sistema de coordenadas no qual a localização de um ponto da superfície da Terra pode ser identificada), o que oferece um campo de aplicação vastíssimo e diversificado para um mesmo conjunto de componentes de modelação (rede hidrográfica, uso do solo, curvas de nível, entre outras).

Neste contexto, o SIG são um instrumento fundamental no planeamento e gestão do território, permitindo:

  • Reunir numa única base de dados informação de natureza diversa (descritiva e gráfica) e estando dotados de ferramentas de análise espacial, obter uma visão integrada do meio físico e sócio-económico.
  • Monitorizar as transformações no território, simular cenários alternativos e caracterizar as consequências resultantes das várias opções possíveis.
  • Relacionar a informação existente, com o fim de gerar nova informação.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.