Projeto de Monitorização da Qualidade do Ar em Fortaleza


IDAD
IDAD assina contrato para a realização de um Projeto de Monitorização da Qualidade do Ar em Fortaleza


No âmbito do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (TRANSFOR), financiado pelo Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, foi assinado, no dia 26 de março de 2014, um contrato entre a Prefeitura de Fortaleza, no Brasil, e o consórcio formado pelo Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD) e o Laboratório de Controle da Poluição do Ar (LCPA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento do Projeto de Monitorização de Qualidade do Ar na cidade de Fortaleza.

A equipa afeta ao Projeto é liderada pelo Prof. Doutor Carlos Borrego do IDAD, tendo o Prof. Claudinei de Sousa Guimarães como responsável do LCPA.
O Projeto tem como objetivo o dimensionamento e a operacionalização de uma rede de monitorização da qualidade do ar na Área Diretamente Afetada pelo Programa TRANSFOR, na cidade de Fortaleza.

No âmbito deste projeto será primeiramente realizado o estudo da evolução histórica da qualidade do ar na cidade de Fortaleza e a caracterização da situação atual, seguindo-se a definição da localização das futuras estações de monitorização da qualidade do ar, com base na aplicação de modelos numéricos de transporte e dispersão de poluentes atmosféricos.
 
Na fase seguinte serão identificados os equipamentos a adquirir para a operacionalização da rede de monitorização e será desenvolvida uma base de dados que permitirá centralizar os dados medidos pela rede de monitorização de qualidade do ar. 
Na etapa final do projeto será definido um plano institucional de atuação, que permita a consolidação das atividades de gestão da qualidade do ar no Município de Fortaleza e ainda, será realizado um conjunto de ações de formação específicas na temática da qualidade do ar, direcionadas para os funcionários da Prefeitura de Fortaleza envolvidos no Projeto.

última atualização a 28-03-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.