O IDAD no Brasil

No âmbito da sua estratégia de internacionalização o IDAD tem vindo a apostar no mercado Brasileiro através de projetos que são transversais às suas 3 áreas de atividade:
  • Poluição Atmosférica
  • Avaliação de Impactes e Monitorização Ambiental
  • Sustentabilidade

Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Avenida Perimetral Oeste de Aracaju
(em andamento)

Estudo realizado para a Prefeitura Municipal de Aracaju no âmbito do contrato de financiamento da Prefeitura Municipal de Aracaju junto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Através do Estudo de Impacto Ambiental pretende-se identificar e avaliar os impactos gerados pela implantação e operação da avenida perimetral, bem como definir em detalhe as medidas que permitam evitar, minimizar ou compensar os impactos negativos que sejam consequência das atividades associadas ao projeto. Os trabalhos a desenvolver assentam numa ampla participação publica da comunidade estando previsto o seu envolvimento não só na fase final do estudo mas sobretudo numa fase intermédia da realização do estudo.



Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju  - Construindo para o Futuro 
(2014)

O Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju  - Construindo para o Futuro foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju tendo como objetivos:
  • Melhorar as condições de urbanização e saneamento ambiental de bairros de baixos ingressos e ampliar a rede de equipamentos e serviços sociais;
  • Reestruturar o sistema viário, de transporte público e de mobilidade da região;
  • Apoiar a recuperar as áreas verdes em risco visando a sua preservação; e,
  • Fortalecer a capacidade de planeamento urbano e gestão ambiental da Prefeitura.

Através da Avaliação Ambiental do Programa, a partir do diagnóstico estratégico e das ações do Programa identificaram-se e avaliaram-se os impactos ambientais do programa, estabeleceram-se recomendações conducentes à sustentabilidade do programa - as quais foram suportadas em grande parte pelo envolvimento da comunidade - e desenvolveu-se um Programa de Gestão Ambiental e Social no qual se atribuiram responsabilidades de governança do programa. Foram ainda definidos programas de monitorização e medidas de mitigação dos impactos previstos.


Projeto de dimensionamento da Rede de Monitorização da Qualidade do Ar de Fortaleza 
(2014)

No âmbito do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (TRANSFOR), financiado pelo Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID), o IDAD assinou um contrato com a Prefeitura de Fortaleza para o desenvolvimento do Projeto de Monitorização de Qualidade do Ar na cidade de Fortaleza.

O Projeto teve como objetivo o dimensionamento e a operacionalização de uma rede de monitorização da qualidade do ar na Área diretamente afetada pelo Programa TRANSFOR, na cidade de Fortaleza. Nesse âmbito procedeu-se ao estudo da evolução histórica da qualidade do ar na cidade de Fortaleza e à caracterização da situação atual. Em sequência, com base na aplicação de modelos numéricos de transporte e dispersão de poluentes atmosféricos, procedeu-se à definição da localização das futuras estações de monitorização da qualidade do ar.
 
Identificaram-se os equipamentos a adquirir para a operacionalização da rede de monitorização e foi desenvolvida uma base de dados que permitirá centralizar os dados medidos pela rede de monitorização de qualidade do ar.

Definiu-se ainda um plano institucional de atuação e realizou-se uma ação de formação específica na temática da qualidade do ar, direcionada para os funcionários da Prefeitura de Fortaleza envolvidos no Projeto.
Mais informação




última atualização a 21-01-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.