Carlos Alberto Diogo Soares Borrego

Contratação autónoma
extensão: 42100
telefone externo: +351 234 400 800

atribuições

Professor Catedrático Jubilado de Engenharia do Ambiente, Professor Catedrático Convidado na Universidade de Aveiro (UA). Há mais de 40 anos que trabalha no domínio do ambiente, representando Portugal em organizações científicas internacionais, em comissões de investigação e avaliação de estratégia ambiental e de desenvolvimento sustentável. Foi Ministro do Ambiente e Recursos Naturais (XI e XII Governos), Vice-Reitor para a Investigação na UA, Diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento, Delegado Nacional ao Programa-Quadro de Investigação & Inovação (I&I) sobre “Ação Climática e Ambiente” da UE, Diretor da EURASAP (European Association for the Science of Air Pollution).

Desde 1982 e enquanto coordenador do Grupo de investigação em Emissões, Modelação e Alterações Climáticas (GEMAC), esteve envolvido em mais de 70 projetos europeus e nacionais, realizou mais de 800 publicações (156 com revisão interpares) e foi editor ou coeditor de 26 livros.

Foi Diretor do Instituto do Ambiente e Desenvolvimento-IDAD, unidade de interface da Universidade de Aveiro para a cooperação com a Sociedade, desde a sua fundação (em 1994) até 2018. Tem desenvolvido consultoria profissional e atividades de projeto, coordenando uma grande variedade de tipologias de projetos: avaliação de impacto ambiental, monitorização ambiental (por ex., unidades de incineração, complexos químicos, aeroportos); avaliação ambiental estratégica (por ex., rede ferroviária de alta velocidade, projeto Portugal Logístico para a melhoria da eficiência das cadeias logísticas e de transporte); seleção de locais (por ex., novo aeroporto de Lisboa, instalações de gestão de resíduos e de águas residuais); política ambiental (estudos de apoio à decisão do governo).

Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.