Fernando Alberto Leão Courinha

Contratação autónoma
extensão: 42112
telefone externo: +351 234 400 800

atribuições

Fernando Leão, licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro em 1997, e com especialização em gestão dos recursos Biológicos pela Universidade de Évora em 2000, iniciou a sua atividade profissional em 1998 como consultor ambiental independente em biodiversidade e avaliação de impacte ambiental.

Desde 2002 que integra a equipa do IDAD, desempenhando funções na área da consultadoria em Biodiversidade, Avaliação de Impacte Ambiental, Avaliação Ambiental Estratégica e Planeamento/políticas públicas. Com 20 anos de experiência como consultor ambiental (5 dos quais como consultor independente) tem tido ao longo dos anos um envolvimento ativo em organizações não-governamentais de índole ambiental e profissional que lhe conferem uma vasta experiência de trabalho, abarcando uma gama significativa de questões ambientais, que vão muito além da formação de base obtida em biologia.

Durante este período participou em cerca de 100 estudos de avaliação de impacte ambiental e de avaliação ambiental estratégica em Portugal e no Brasil. Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (APAI) no biénio 2011-2012, da qual é atualmente membro profissional.

Como reflexo da experiência de que é detentor, é autor e co-autor de diversas publicações técnicas, tendo sido o coordenador do guia ‘Critérios de Boa Prática na Seleção de Medidas de Mitigação e Programas de Monitorização: Primeira Aproximação (2011)’, publicado pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes. Com base no trabalho que realiza apresenta frequentemente comunicações em conferências e seminários da especialidade.

Paralelamente, desenvolve actividade na área da sensibilização ambiental orientando diversas actividades, nomeadamente sessões em escolas, palestras para a comunidade, atividades de campo e preparação de conteúdos relativos ao património natural.

Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.