45 anos da UA
 

ciência hoje

> Artigo publicado online na página Ciência Hoje, em 23 de março de 2009

A diretora do Centro de Estudos de Jazz (CEJ) da Universidade de Aveiro (UA), Susana Sardo, acha que "ainda é cedo"para fazer um balanço da atividade deste organismo pioneiro, criado em 2004, mas encara o futuro com otimismo. A instituição prevê um novo impulso à investigação do jazz.

Nestes "cinco anos de arranque", o CEJ, que integra o polo de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança, funcionou ainda "sem qualquer financiamento externo", disse Susana Sardo. Em 2008, na avaliação efetuada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Instituto de Etnomusicologia obteve a classificação de "Muito bom".


"Agora, já temos a possibilidade de candidatar projetos de investigação aos financiamentos externos", segundo a diretora do CEJ.

O Instituto de Etnomusicologia, com sede na Universidade Nova de Lisboa, abrange os polos da congénere de Aveiro e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Os investigadores da UA Luís Figueiredo e Hélder Bruno Martins participam, quinta e sexta-feira, na Conferência Internacional de Jazz de Leeds, na Inglaterra.

Jazz na área de investigação

Os dois especialistas e o seu colega Rui Paulo Simões são os três primeiros doutorandos da Universidade de Aveiro na área do jazz. "O jazz é uma área extremamente emergente e está a entrar com força nas escolas", declarou Susana Sardo.

Na sua opinião, a UA "tem um trunfo na mão", por ter sido "a primeira universidade portuguesa a enquadrar o jazz como área de investigação de facto", estando agora "perfeitamente integrada nas tendências internacionais".

Os espólios particulares de José Duarte e Carlos Martins, relacionados com o jazz, integram o acervo do CEJ, sobre o qual trabalham mestrandos e doutorandos.

Duas "master classes" com o pianista Mário Laginha e o fórum de discussão «Sons & Saberes Jazz» foram algumas das atividades que o centro organizou em 2008.

última atualização a 09-04-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.