45 anos da UA
 

mensagem de boas-vindas

O CEJ – Centro de Estudos de Jazz nasce da confluência de duas situações singulares: a doação à Universidade de Aveiro pelo crítico e divulgador José Duarte do seu valiosíssimo acervo; e o crescimento continuado do interesse pelo Jazz, que se vem verificando entre professores e alunos da área da Música no Departamento de Comunicação e Arte e para o qual o próprio José Duarte muito contribuiu enquanto Professor convidado da UA. Estes factos permitiram perceber a oportunidade única de dinamizar na Universidade de Aveiro um centro virado não só para a divulgação mas igualmente para a investigação em Jazz. Ou seja, evitou-se circunscrever o acervo a um mero papel de repositório documental, usando-o antes como catalisador do processo que melhor carateriza as universidades: produzir conhecimento novo, neste caso na área do Jazz.
Hoje, em resultado de ações coordenadas pelas Dras. Margarida Almeida e Maria del Val, uma parte substancial da coleção José Duarte já se encontra preservada, catalogada e disponível, nomeadamente em modo virtual, através do SinBAD. Trata-se aliás, de um embrião do futuro museu virtual da UA onde queremos vir a disponibilizar, também, os restantes acervos de interesse cultural da UA. Ao mesmo tempo, a existência do acervo atraiu novas doações, de entre as quais se realça a do luso-uruguaio, radicado em Madrid, Carlos Martins, que se somam à permanente aquisição de livros, revistas e discos sobre Jazz, essenciais para manter o repositório actualizado.
E foi possível, pelo empenho do Mestre Hélder Castanheira, não só garantir a unidade física do acervo num mesmo sítio como usar esse espaço para promover atividades de formação, incluindo iniciativas de cursos abertos à comunidade, conferências, etc.
Atualmente existe um crescente número de projetos de investigação a serem desenvolvidos, verificando-se uma sempre maior procura de atividades de pós-graduação na área do Jazz e afins: são já vários os estudantes da UA a fazer doutoramento, todos eles com coorientadores externos. Assim, ao fazer “escola” nos domínios em questão, está também o Centro de Estudos Jazz a promover a cooperação com outros atores e agentes relevantes e a constituir-se como o interlocutor português privilegiado de centros de investigação internacionais sobre Jazz.
Muito disto, claro, deve-se ao entusiasmo da Diretora do CEJ – Prof. Doutora Susana Sardo. A abertura do site do Centro de Estudos de Jazz é um momento de festa a que me associo, com particular gosto, endereçando ao Centro votos de boas vindas ao novo mundo das comunicações.

Manuel Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro
última atualização a 09-04-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.