45 anos da UA
 

Investigadores

Investigadores Doutorados

> Susana Sardo
Susana Sardo é Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro, membro do Conselho Diretivo do Departamento de Comunicação e Arte e Coordenadora do Pólo de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. É doutorada em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa onde foi aluna de Salwa El-Shawan Castelo Branco. Os seus interesses de investigação incluem música em Goa e nas comunidades diaspóricas, música e pós-colonialismo, e música no espaço lusófono, incluindo Portugal. Desenvolveu trabalho de campo e de arquivo em Portugal, na Índia e através da web. Desde 1986 tem apresentado os resultados da sua investigação em congressos nacionais e internacionais tais como os do International Council for Traditional Music, do British Fórum for Ethnomusicology ou o da Associação Portuguesa de Ciências Musicais. Tem participado noutras reuniões científicas para as quais é convidada tendo estado recentemente presente na Universidade de Yale (New Haven, USA) como conferencista e no Smith College (Massashussets, USA) como professora visitante. As sua publicações incluem a coordenação científica da Viagem dos Sons, uma coleção de 12 Cds publicada em 1998 sobre a paisagem musical gerada pelo universo pós-colonial português, e a coordenação científica, com Jorge Castro Ribeiro, do projeto de pesquisa e de edição Velhas Palavras Novas Leituras: Poesia Popular e Melodias da Região de Entre Douro e Vouga, uma coleção de 5 CD com booklet + 5 DVD sobre os processos musicais em cinco concelhos das Terras de Santa Maria. No âmbito da música prática completou o curso superior de piano do Conservatório nacional de Lisboa. É neste momento responsável, na Universidade de Aveiro, pelos projetos de cooperação com a Universidade de Cabo Verde e a Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique, para a implementação da área científica da música no ensino universitário.

Investigadores em Doutoramento

> Hélder Bruno de Jesus Redes Martins
Hélder Bruno Martins é investigador do CEJ e do INETmd e doutorando na especialidade de Etnomusicologia, sob orientação da Prof.ª Doutora Susana Sardo. É autor do livro Jazz em Portugal (1920-1956) (Almedina, 2006) que consiste na adaptação da sua tese de mestrado em Ciências Musicais defendida na FLUC a 6 de abril de 2005. É docente de Musicologia, Etnomusicologia e Orientador de Estágios do curso de Licenciatura em Animação Sociocultural da ESECD do IPGuarda e Diretor Pedagógico da Escola Jazz Ao Norte. Bolseiro da FCT, tem apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais.

> Luís Figueiredo
Luís Figueiredo é assessor no Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro, onde é responsável pela organização de atividades e pela gestão de conteúdos do website. Enquanto investigador e bolseiro da FCT, desenvolve trabalho para doutoramento no seio do CEJ e do INETmd sob orientação da Prof. Doutora Susana Sardo e de Mário Laginha, apresentando regularmente comunicações em congressos nacionais e internacionais. Pianista de formação, desenvolve também atividade performativa na área do jazz (página pessoal).

Outros investigadores

> Pedro Cravinho
É investigador do CEJ e INET, frequenta a licenciatura em Música / variante de Musicologia na Universidade de Aveiro. Em 2008, obteve pela FCT, uma Bolsa de Integração na Investigação (BII), orientada pela Prof. Doutora Susana Sardo, onde desenvolveu atividades de suporte ao centro documental, no tratamento do material fonográfico existente no CEJ. Atualmente integra a equipa de investigadores do projeto [mensajazz]: O Papel dos Divulgadores no Jazz em Portugal, orientado pela Prof. Doutora Susana Sardo, com uma Bolsa de Técnico de Investigação (BTI). Contrabaixista de formação, desenvolve alguma atividade performativa na área de Jazz.

> Agustín Castro

> Fábio Manzione


última atualização a 09-04-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.