Virgínia Maria Granate Costa e Sousa

Professor Coordenador s/ Agregação

atribuições

Virgínia Granate Sousa é licenciada em Economia pela FEP da U.P. e Doutorada em Economia (com tese intitulada Contabilidade Nacional, um Sistema de Informação Económica).

Foi Professora Adjunta da área de Contabilidade do ISCA e, desde 1995, é Professora Coordenadora da área de Economia.

Exerceu dois mandatos no CC da UA, após ter permanecido no Plenário do CC anterior desde 2003. Foi mandatária da lista para o 1º Conselho Geral e mandatária da lista para eleição do, mais recentemente empossado, Conselho Científico.

É Revisora de Revista Internacional e pertence ao Corpo Editorial de outra, também internacional. Exerce o cargo de Editora da Revista Estudos do ISCA.

Como docente a sua experiência, mais atual, na regência e lecionação de unidades curriculares, envolve as seguintes: Macroeconomia (das três licenciaturas); Economia Portuguesa (Mestrado em C.A. Pública); Economia Pública (Mestrado em Contabilidade Pública);e Moeda e Instituições Financeiras (TESP de Banca e Seguros). Tem orientado várias teses de Mestrado (Mestrado de CAP); e uma de Doutoramento em Economia (DEGEI).

Tem participado, em congressos nacionais, com apresentação de comunicação, nomeadamente: em Congressos anuais do Instituto Nacional de Administração (INA) – entre 2004 e 2008 e da Ordem dos Economistas (1º e 2º); e internacionais: The European Money and Finance Forum (SUERF), Lisboa 2006; XII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, no ISCA, em 2008; no XV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (A Contabilidade e o interesse Público), 2015, ISCAC; e no EGPA XII PSG Workshop: New Challenges for Public Sector Accounting: IPSASs, Budgetary Reporting and National Accounts, Lisbon, ISCTE Business School, 2014.

É autora de livro publicado, em 2011, intitulado “Sistema Europeu de Contas: o Modelo Contabilístico e a Linguagem Económica para a Análise e a Governação. Porto: Vida Económica, Editorial, S.A.

Tem vindo a publicar vários papers, nomeadamente, na Revista Estudos do ISCA, série IV, na Revista da Ordem dos Contabilistas Certificados e nos Cadernos de Economia (da Ordem de Economistas).

É membro do GOVCOPP – linha CIS. Desenvolve investigação na Área de Economia – linha Sistemas de Informação Contabilística e Finanças Públicas.

Áreas/temas de interesse para investigação atual:

1. A linguagem económica da governação e as finanças públicas;

2. Paradigmas de governação: o orçamento participativo;

3. Crises de Balanços e de governação.

Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.