Lígia Raquel Lopes dos Santos Abrunheiro

Professor Adjunto
gabinete: 35A.2.38
extensão: 45239
telefone externo: 234380110

atribuições

Síntese do curriculum vitae

Lígia Abrunheiro concluiu em 2012 o doutoramento em Matemática (especialidade de Matemática Pura) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Obteve também na FCTUC, o grau de mestre em Matemática (especialização em Matemática Pura), em 1999; e o grau de licenciada em Matemática (ramo científico - Matemática Pura), em 1996.

Iniciou em novembro de 1996 o seu vínculo profissional ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), sendo Professora Adjunta neste instituto desde setembro de 2012. A sua atividade profissional no ISCA-UA inclui, entre outras funções, a lecionação e a regência de unidades curriculares da área científica de matemática (nos regimes diurno, noturno e de ensino a distância); a participação em júris de mestrado; a coorientação de dissertações de mestrado; e a organização de atividades de divulgação da oferta formativa do ISCA-UA e de workshops de sensibilização para o trabalho de voluntariado.

Desenvolve investigação nas áreas de geometria Riemanniana, geometria simplética, cálculo de variações, teoria de controlo ótimo, equações diferenciais, grupos de Lie, algebróides de Lie e aplicações da teoria de controlo à mecânica quântica. Neste âmbito, tem diversas publicações científicas em revistas internacionais; apresenta regularmente comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais; e colabora como avaliadora (referee) em revistas científicas internacionais. Tem feito ainda algumas visitas científicas ao Institute for Biocomputation and Physics of Complex Systems (BIFI) da Universidade de Saragoça, Espanha.

É, desde maio de 2013, membro integrado do grupo de Sistemas e Controlo do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro. É responsável pela organização dos seminários de divulgação científica deste grupo de investigação, desde maio de 2015. De 1996 a 2004, foi membro investigador do grupo de Teoria de Controlo do Pólo de Coimbra do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR).

É sócia da Sociedade Portuguesa de Matemática, desde setembro de 2001.

Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.