45 anos da UA
 

DIFRAÇÃO DE RAIOS-x

Difractómetro MRD Difractómetro MPD

Possui dois difractómetro de raios-x Philips X'Pert, modelos MPD e MRD.
Com estes difractómetros é possível efectuar a análise de materiais cristalinos para grupos de investigação dentro e fora da UA e da indústria:

  • Identificam-se fases cristalinas e transições de fase que ocorram entre os 77 K e os 1800 K em pós e maciços;
  • Identificam-se fases cristalinas em filmes policristalinos usando ângulo rasante e determina-se espessuras de filmes por reflectometria;
  • Analisam-se aspectos microestruturais de materiais, nomeadamente a textura cristalográfica, as tensões residuais, micro-deformação e tamanho médio de cristalite;
  • Estudam-se filmes orientados recorrendo à difracção de alta-resolução (mapas de espaço reciproco, "rocking curves", reflectometria, medidas "in plane").

O LCA colabora com grupos de investigação da UA no sentido de fornecer resultados para indexação, determinação de estruturas cristalinas e refinamento de parâmetros de estrutura.

Além da prestação de serviços analíticos, o laboratório de difracção de raios-x do LCA presta colaboração na docência de disciplinas das licenciaturas, mestrados e programas doutorais da U.A. proporcionando resultados analíticos e o contacto e conhecimento prático da técnica de DRX aos alunos que os frequentam.



Entrega de amostras e envio de resultados   

As amostras podem ser entregues em mão no Laboratório Central de Análises, ou pelo correio para o endereço do LCA, devidamente acompanhadas por uma requisição usando o modelo que se encontra nesta página podendo anexar o modelo próprio da empresa ou serviço. No  primeiro pedido do cliente ao LCA, deve ser preenchida a ficha de cliente .


As amostras remanescentes devem ser levantadas no prazo de um mês após o envio de resultados, data a partir da qual serão destruídas. 

   

O envio de resultados far-se-á de preferência por correio electrónico, podendo ser feito por correio normal acompanhado por boletim de análise no caso de análises para o exterior da UA.


CONTACTOS
e-mail     : lca-drx@ua.pt
extensão:  24815
Telefone :  234 401 533
 


 

                                                                  


 

última atualização a 17-03-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.