45 anos da UA
 

LABORATÓRIO DE ICP-OES E ICP-MS


 

  

No serviço de ICP analisam-se os teores totais de elementos em variados tipos de amostras, por ICP-OES e ICP-MS. Podem analisar-se quase todos os elementos que formam a tabela periódica. Excetuam-se o hidrogénio, carbono, azoto, oxigénio, enxofre, flúor, cloro, bromo e gases raros.


O Laboratório  possui,  um ICP-MS Thermo X Series e um ICP-OES Jobin Yvon Activa M. Estes dois espectrómetros permitem-lhe analisar uma grande variedade de concentrações, que vão desde o ppt (parte por trilião) até à percentagem.


As amostras devem estar numa forma aquosa: águas, soluções ácidas ou básicas, salinas, etc... Soluções com teores de solventes orgânicos superiores a 1% exigem acordo prévio do LCA. As amostras sólidas devem ser previamente transformadas em soluções aquosas por digestão ou dissolução. A digestão pode ser efetuada no LCA, que dispõe para esse efeito de um laboratório químico, equipado com forno micro-ondas, placas de aquecimento, purificadores de águas e ácidos, mufla, balanças, estufa, centrífuga, etc... 


CONTACTOS
e-mail  : lca-icp@ua.pt
extensão :  24814 
Telefone :  234 370 990
última atualização a 17-03-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.