Ana Raquel Gomes São Marcos Simões

Departamento de Educação e Psicologia

Professor Auxiliar
gabinete: 5.2.49
extensão: 22814
telefone externo: 234 372423

perfil biográfico

Ana Raquel Simões é doutorada em Didática de Línguas pela Universidade de Aveiro(2006), Universidade onde completou também a Licenciatura em Ensino de Português_Inglês (via ensino) em 1999. É Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Educação e Psicologia da UA. É investigadora do CIDTFF (Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”) e faz parte da equipa do LALE (Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras). Tem participado em múltiplos projetos nacionais e internacionais, nas áreas da Educação Intercultural, Plurilinguismo, Intercompreensão, Formação de Professores, domínios onde tem publicado em revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros. É a orientadora de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento nas áreas de investigação acima mencionadas.

publicações externas à UA

SIMÕES, A.R. (2016). Students’ knowledge about the world of languages: contribution of an interdisciplinary project to plurilingual education. Indagatio Didactica, 8(2), 37-57. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4022

ANDRADE, A.I., MARTINS, F., PINHO, A.S., SIMÕES, A.R. (2015). Éveil aux langues et place des langues minorisées dans des projets de recherche-action en contexte scolaire portugais. Revue Migrations Société n° 162.

SIMÕES, A.R. & FERREIRA, S. (2014). Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa: um estudo no 1.º CEB. Revista Indagatio Didactica, vol.6 n.2,73-90. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2920

SIMÕES, A. R., PINHO, A. S., COSTA, A. M. & COSTA, A. R. (2013). The Project English Plus: a CLIL approach in a Portuguese school. Revista Indagatio Didactica, vol. 5, n. 4, 30-51. Disponível em http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2565/2430

PINHO, A. S.& SIMÕES, A. R. (2012). Signs of construction of a professional learning community in language education: A case study. A contribution to The inescapability of language, a special issue of L-1, guest edited by Iris Pereira and Brenton Doecke, L1-Educational Studies in Language and Literature, 12, p. 1-31. (http://l1.publication-archive.com/public?fn=enter&repository=1&article=1403)

TOMAZ, C., ANDRADE, A. I., ESPINHA, A., PINHO, A. & SIMÕES, A. (2010) (Orgs.). Línguas e educação: perfis profissionais de professores e investigadores. Um estudo no distrito de Aveiro – dados analisados. Aveiro: Universidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (ISBN 978-989-96794-5-0).  

ANDRADE, A.I., ARAÚJO e SÁ, M.H., FANECA, R., MARTINS, F., PINHO, A.S. & SIMÕES, A.R. (Orgs.) (2014). A diversidade linguística nos discursos e nas práticas de educação e formação. UA Editora: Aveiro. (ISBN: 978-972-789-420-8).

SIMÕES, A.R., COSTA, A.M., SANTOS, M. (Org.) (2015). Ateliês Linguísticos e (inter)culturais do LALE.. Cadernos do LALE. Série Propostas 8. Aveiro: Universidade de Aveiro.

MOREIRA, G., PINHEIRO, M.M. & SIMÕES, A.R. (2015). Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior. In Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português. Lisboa: Ministério Educação e Ciência, pp. 97-117. ISBN: 978-972-729-087-1

SIMÕES, A. R., SENOS, S. & ARAÚJO e SÁ, M.H. (2012). Imagens/Representações de alunos no final da escolaridade obrigatória em Portugal acerca da língua espanhola. In L. Leal (Org.), Imagologías Ibéricas: imágenes de la identidad y la alteridad en las relaciones luso-españolas. Cáceres, Espanha: Universidad de Extremadura, pp. 539-555 (ISBN: 978-84-9852-350-8).  

SIMÕES, A.R. & SOUSA, S. (2012). Language teachers’ practices, representations and knowledge on intralinguistic diversity: a case study in Portugal. In Muhr, Rudolf (ed.) (2012). Non-dominant Varieties of pluricentric Languages. Getting the Picture. In memory of Michael Clyne. (pp.357-370). Wien et al., Peter Lang Verlag. (ISBN 978-3-631-62024-3).  

SOUSA, S., SENOS, S., ARAÚJO E SÁ, M. H. & SIMÕES, A. R. (2011). Representações de alunos no final da escolaridade obrigatória acerca da diversidade intralinguística do Português. In A. Soares da Silva, A. Torres & M. Gonçalves (Orgs.), L&ia

Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.