44 anos da UA
 

Prof. Doutora Marlene Paula Castro Amorim



Competências
Acompanhamento do programa de internacionalização da Universidade e sua monitorização.

Curriculum Vitae abreviado

Marlene Paula Castro Amorim nasceu no Porto, tendo obtido a licenciatura em Economia na Universidade do Porto, o mestrado em Gestão de Ciência Tecnologia e Inovação na Universidade de Aveiro, e o doutoramento em Gestão na IESE Business School em Barcelona.

Iniciou a sua carreira na indústria, exercendo funções no âmbito da estratégia internacionalização e marketing de empresas nacionais do ramo agroalimentar, em Portugal e no estrangeiro (Holanda, Bélgica).

Atualmente é Professora Auxiliar no Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI) da Universidade de Aveiro, e membro da Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP-UA). Tem também desempenhado as funções de Vice-direção do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial no DEGEI, assim como a coordenação da mobilidade internacional para a área de Engenharia e Gestão Industrial, e a articulação como pivot departamental entre o DEGEI e a UATEC.

Desenvolve investigação na área da gestão das operações e da qualidade e inovação em serviços, apresentado regularmente o seu trabalho em encontros e publicações científicas da área, colaborando a convite em seminários e cursos de pós-graduação em universidades portuguesas e estrangeiras, e integrando projetos de investigação na área a nível nacional (FCT) e internacional (FP7).

Nos últimos anos tem também desenvolvido trabalho no âmbito da promoção do desenvolvimento de novos serviços e inovação social, quer ao nível da integração em redes de investigação internacionais, quer através da implementação de ações de capacitação dirigidas aos cidadãos e instituições (Oficinas da Inovação Social).

Colabora ativamente na ligação da universidade à sociedade, em particular no que toca à transferência de tecnologia, através da participação como formador mentor no curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, e da representação da UA em projetos europeus de desenvolvimento regional (URBACT).

última atualização a 17-11-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.