45 anos da UA
 

contagem de citações

É o número de vezes que um artigo é citado por outros artigos científicos. Considera-se que se um artigo foi citado muitas vezes será um artigo de qualidade científica e de referência.

Cada vez mais bases de dados de artigos científicos incluem a contagem de citações. Há que ter um cuidado especial ao considerar a contagem de citações, já que a abrangência das bases de dados nem sempre é adequada, o que resulta em diferentes valores para o mesmo artigo, em bases de dados distintas.

Para que a contagem de citações seja bem-sucedida é fundamental que a indicação da referência bibliográfica na lista de fontes dos artigos esteja correta, o que nem sempre acontece.


Web of Science
- http://webofknowledge.com/WOS
Base de dados de documentação científica com peer-review que inclui as seguintes bases: Science Citation Index Expanded (1899-present); Social Sciences Citation Index (1956-present); Arts & Humanities Citation Index (1975-present); Conference Proceedings Citation Index- Science (1991-present); Conference Proceedings Citation Index- Social Science & Humanities (1991-present).

Fornece os dados de citações por artigo, através da opção “Times Cited”, permitindo um tipo de pesquisa específica: Cited Reference Search. Uma das funcionalidades disponíveis é a Citation Maps, disponível na Web of Science após a realização de uma pesquisa e seleção de um registo da lista de resultados (mais informação em: http://wokinfo.com/products_tools/multidisciplinary/webofscience/citmap/)

Mais informação:
http://wokinfo.com/about/faq/
https://www.youtube.com/WoSTraining
https://www.facebook.com/WebofScience.ThomsonReuters


SCOPUS
- http://www.scopus.com/
Trata-se de uma das bases de dados de artigos científicos internacionais mais abrangentes, incluindo 18,500 revistas científicas, das quais 1,800 são publicações em Open Access. Dispõe da funcionalidade “View Citation Overview”, onde é possível ver o número de citações por artigo e consultar indicadores como o h-index.

Mais informação:
http://www.elsevier.com/solutions/scopus/content
http://www.youtube.com/user/ScopusTV


Google Scholar
- http://scholar.google.com
A ferramenta Google Scholar dispõe da funcionalidade “Cited By”, que permite a consulta das citações que determinado documento recebeu.

O Google Scholar Citations permite aos autores a criação de um perfil público, com dados de citação correspondentes. É importante referir que a metodologia de contagem de citações do Google Scholar inclui documentos publicados na Web de uma diversidade de fontes.

Mais informação:
http://scholar.google.com/intl/en/scholar/citations.html


última atualização a 04-08-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.