45 anos da UA
 

onde publicar: selecionar a revista

Selecionar a revista onde publicar
Existem várias formas de localizar e avaliar uma revista, quando o objetivo é a submissão de um artigo científico. Um dos pontos essenciais passa por obter informação acerca da qualidade e prestígio da publicação. É ainda essencial a localização de revistas que versem especificamente sobre a área de conhecimento do artigo e averiguar quais as políticas de acesso aberto (open access).

  • No que se refere aos meios para avaliar a qualidade e prestígio da publicação, existem algumas ferramentas que disponibilizam indicadores baseados essencialmente na contagem de citações por artigo:
  • o  Journal of Citation Reports (JCR)  - permite aceder a uma lista de revistas de uma dada categoria temática com informações dos valores de Fator de Impacto (Impact Factor) e outros indicadores bibliométricos, como o EigenFactor. Estes indicadores são calculados com base na contagem de citações da base de dados Web of Science (THOMSON).
  • SJR (SCImago Journal & Country Rank) http://www.scimagojr.com/ - permite a consulta de uma lista de revistas por categoria e sub-área temática com informações bibliométricas para cada uma das publicações, tais como o SCImago Journal & Country Rank Indicator e H-Index. Os dados de citação são recolhidos da base de dados SCOPUS (ELSEVIER).
 
 
  • A plataforma SHERPA/RoMEO http://www.sherpa.ac.uk/romeo/ fornece informação sobre as políticas de acesso aberto de uma vasta quantidade de publicações científicos
 

Publicar em Acesso aberto – Open Access

Paid open access
Uma das formas de publicação em acesso aberto é a “via dourada” que prevê a publicação dos artigos em revistas científicas de acesso aberto da área de estudo. Estas oferecem um nível de revisão por pares, de edição ou publicação comparável às revistas tradicionais mas são disponibilizadas em acesso aberto, isto é, sem necessidade de compra ou assinatura.
Neste meio, encontram-se também revistas com forma de publicação híbrida em que apenas parte dos artigos é publicado em acesso aberto e os restantes na modalidade tradicional.
A publicação em acesso aberto (sem custos para quem consulta o artigo) por vezes também tem custos para o autor, embora inferiores aos da publicação tradicional. Podemos separar as revistas em três grupos:
  • revistas em acesso aberto que têm financiamento próprio e que suportam os custos de publicação;
  • revistas que cobram aos autores/instituições o custo da publicação;
  • revistas híbridas, com publicação tradicional mas os autores podem pagar para o artigo ser publicado em acesso aberto.
 
Para procurar revistas científicas em acesso aberto consulte o Directory of Open Access Journals - http://www.doaj.org.

 
Cuidados a ter
A modalidade de publicação “via dourada” tem dado origem ao aparecimento de vários editores online em que alguns são falsos e só pretendem ganhar dinheiro através da cobrança das taxas de publicação aos autores, após a aceitação dos seus artigos.
Existe uma lista de editores predatórios que pode consultar em http://scholarlyoa.com/2014/01/02/list-of-predatory-publishers-2014/.
última atualização a 05-05-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.