ESPÓLIO ELVIRA DE FREITAS
Compositora, maestrina e pedagoga, Elvira de Freitas (1927-2015) seguiu o exemplo de seu pai, o compositor
Frederico de Freitas, dedicando a sua vida à música mas também com incursões pela escrita de ficção e artes plásticas.
Terminou o curso superior de piano no Conservatório Nacional e, além de ter estudado composição com o seu pai, teve outros mestres, de entre os quais figuram os portugueses Jorge Croner de Vasconcelos, Fernando Lopes-Graça e António Eduardo da Costa Ferreira e os franceses Nadia Boulanger e Oliver Messiaen, com os quais trabalhou em Paris.
As suas obras revelam uma vasta abrangência de estilos, indo da música erudita à música ligeira, destacando-se, respetivamente, a obra coral-sinfónica “Excertos para uma Missa de Requiem”, composta em parceria com o pai, e que obteve uma menção honrosa no Prémio Nacional de Composição Carlos Seixas, em 1971, e “Marcha do Bairro Alto, que foi 1º prémio no Concurso de Marchas de Lisboa, em 1955. Teve ainda uma extensa produção de música vocal.
Enquanto maestrina, esteve ligada à Emissora Nacional e ao Instituto Gregoriano de Lisboa.
Em 2010, Elvira de Freitas fez a doação do espólio do seu pai aos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. Em 2016, os filhos Maria Frederica Santos e Rafael Santos decidem doar, a esta mesma Universidade, o espólio da Maestrina, enriquecendo desta forma a vasta coleção sobre música portuguesa já existente na Universidade.
O espólio encontra-se à guarda daqueles Serviços, que o têm vindo a tratar desde então, com a colaboração de docentes e investigadores. Neste espólio podemos encontrar partituras (da compositora e de outros autores), fotografias pessoais, livros e outros documentos de apoio ao ensino de música, mas também correspondência diversa, artigos de imprensa e apontamentos manuscritos (letras de canções, apontamentos sobre personalidades da área da música e outros apontamentos profissionais).
Referências bibliográficas
Editions, A. M. (2018). Elvira de Freitas (1928-2015 ). Retrieved from
http://www.editions-ava.com/pt/store/composer/73/
Glosas. (2015). Elvira de Freitas (1927-2015) [[Web log post]]. Retrieved from
http://glosas.mpmp.pt/elvira-freitas-1927-2015/
LUSA/SOL. (2015). Morreu a compositora e maestrina Elvira de Freitas. Retrieved from
https://sol.sapo.pt/artigo/399437/morreu-a-compositora-e-maestrina-elvira-de-freitas