45 anos da UA
 

SEMANA DOS INVESTIGADORES II
De 3 a 7 de abril de 2017

O Serviço de Formação das bibliotecas da UA promoveram um conjunto de workshops destinados a docentes, investigadores e alunos do 2º e 3º ciclos de estudo. A participação foi gratuita mas de inscrição obrigatória.

Workshops:
Como cumprir as normas de apresentação escrita das teses e dissertações da UA
Onde estão as minhas citações? Ferramentas e dicas
Patentes: pesquisa de informação tecnológica
Novas métricas alternativas na investigação científica
Animation Molecular Biology
ORCID: as suas publicações num único identificador



COMO CUMPRIR AS NORMAS DE APRESENTAÇÃO ESCRITA DAS TESES E DISSERTAÇÕES DA UA - [apresentação]
› 03 abr. | 14h - 15h30
› Auditório 22.3.1 do Departamento de Engenharia Mecânica
› Alberto Jesus e Susete Santos | Biblioteca da Universidade de Aveiro
› Público-alvo: alunos do 2º e 3º ciclo de estudos

Sobre o workshop

As teses e dissertações defendidas na Universidade de Aveiro são enviadas para a Biblioteca, onde é efetuado o tratamento técnico e registo no Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas, após análise e verificação do cumprimento das normas e procedimentos para a sua apresentação. Estas normas estabelecidas pela UA visam definir e clarificar o circuito do pedido e prestação de provas, os requisitos e timings de ação, permitindo agilizar o seu tratamento técnico e a disponibilização no RIA - Repositório Institucional da UA.


Durante a análise e verificação das teses e dissertações são detetadas várias irregularidades evidenciando o incumprimento das normas e procedimentos instituídos pela UA.

Neste workshop pretendeu-se salientar as irregularidades e exemplificar os procedimentos corretos para uma apresentação das teses e dissertações de acordo com a regulamentação em vigor na UA.



ONDE ESTÃO AS MINHAS CITAÇÕES? FERRAMENTAS E DICAS - [apresentação]
› 04 abr. | 14h - 16h
› Sala de formação da Biblioteca, 17.1.42
› Bella Nolasco | Biblioteca da Universidade de Aveiro
› Público-alvo: alunos do 3º ciclo de estudos, docentes e investigadores

Sobre o workshop
A contagem de citações constituem o meio mais usado para a avaliação de publicações científicas e de investigadores, sendo a base de cálculo para a maioria dos indicadores bibliométricos.

Neste workshop foram exploradas funcionalidades de contagem de citações na SCOPUS, Web of Science e Google Scholar Citations e deu-se conhecer  a importância da web social como indicador adicional para a disseminação e  avaliação do impacto dos investigadores (métricas alternativas).


PATENTES: PESQUISA DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA
[Apresentação - Parte I] || [Apresentação - Parte II]
› 05 abr. | 14h - 16h
› Auditório 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia
› Tiago Leitão | Instituto Nacional da Propriedade Industrial
› Público-alvo: 
alunos do 3º ciclo de estudos, docentes e investigadores

Sobre o workshop

No decorrer de uma investigação cientifíca surgem, por vezes, inovações passíveis de registo. Em Portugal, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o organismo responsável pela atribuição e proteção de direitos de Propriedade Industrial, a nível interno e externo, em colaboração com as organizações internacionais de que Portugal é membro.

Assim, neste workshop, especialmente destinado à comunidade académica da UA, foram abordadas as temáticas da Propriedade Industrial assim como a pesquisa de patentes em bases de dados.




NOVAS MÉTRICAS ALTERNATIVAS NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA - [apresentação]
› 06 abr. | 14h - 16h
› Auditório 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia
› Helena Donato | Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
› Público-alvo: 
alunos do 2º e 3º ciclo de estudos, docentes e investigadores

Sobre o workshop

A publicação de resultados de investigação científica é sempre um desafio para o investigador. Porquê publicar? Onde publicar? Como escolher a revista mais adequada?




ANIMATION MOLECULAR BIOLOGY
› 06 abr. | 16h - 17h
› Anfiteatro do Departamento de Biologia
› Janet Iwasa | University of Utah
› Público-alvo: alunos, docentes e investigadores
Sobre a palestra

Janet Iwasa é professora e investigadora na Universidade de Utah, Estados Unidos, e veio à UA falar sobre animação molecular e celular e no apoio que esta pode dar à investigação, ao ensino e à comunicação de ciência.

Desenvolveu um software especialmente para biólogos, com código aberto, chamado Molecular Flipbook - https://www.molecularflipbook.org. Com este software, qualquer investigador pode criar as suas animações moleculares e celulares em 3D, de processos demasiado pequenos para serem vistos diretamente, mesmo com microscópios. Estas animações, para além de comunicarem ideias são também muito úteis para explorar hipóteses, auxiliando nos precessos de investigação.

+ informação


Sobre Janet Iwasa

Janet Iwasa is a researcher assistant professor in the Biochemistry Department at the University of Utah (USA). Janet's award-winning illustrations and animations have appeared in scientific journals including Nature, Science and Cell, as well as in the New York Times. Her work has also been featured on television and in museum exhibits.


Janet was also named a 2017 TED senior fellow and recognized as one of the "100 Learning Global Thinkers" of 2014 by Foreign Policy magazine and one of the "100 Most Creative People" of 2012 by Fast Company magazine.


As a postdoctoral fellow, she created a multimedia exhibit with Nobel Laureate Jack Szostak (Harvard University) and the Museum of Science, Boston, and later worked on biological visualizatios as a faculty member at Harvard Medical School. She recieved her Ph.D. in 2006 from the University of California, San Franscisco for her work on the actin cytoskeleton in the laboratory of Dyche Mullins, and completed 3D animation training at the Gnomon School of Visual effects later that same summer.




ORCID: AS SUAS PUBLICAÇÕES NUM ÚNICO IDENTIFICADOR
› 07 abr. | 14h - 16h
› Sala de formação da Biblioteca, 17.1.42
› Bella Nolasco | Biblioteca da Universidade de Aveiro
› Público-alvo: docentes e investigadores
Sobre o workshop

Se nos dias de hoje é cada vez mais importante para os investigadores aumentar a visibilidade e o impacto das suas publicações, as ações que possam realizar nesse sentido são muitas vezes travadas pela proliferação e diversidade de plataformas e serviços onde as publicações são indexadas e disseminadas o que dificulta a gestão de uma lista atualizada do número de publicações que desenvolvem a título individual e em co-autoria. Neste contexto assume especial relevância a correta atribuição da autoria e afiliação institucional que permite facilitar o processo de gestão e promoção dos resultados de investigação.

Este workshop foi focado na ferramenta ORCID (Open Researcher and Contributor Identifier) que pretende controlar a ambiguidade na identificação da autoria e permite a criação de um perfil na web para cada investigador.


última atualização a 10-04-2017
contactos

Serviço de formação bibliotecas UA
Email: sbidm-formacao@ua.pt
Ext.: 22303 | 22340
Telf.: 234 372 504

     

Semana dos Investigadores II
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.