45 anos da UA
 

Concurso “Make Creative”

REGULAMENTO
 
A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Comunicação e Arte e dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, promove, no âmbito do projeto American Corner MediaLab, o Concurso “Make Creative” com vista à concretização e ao desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras, que estimulem a conceptualização e a materialização de objetos que possam resolver problemas concretos do dia-a-dia, recorrendo à modelação e prototipagem com impressão 3D.
O presente Regulamento consagra os termos e as condições da participação no Concurso “Make Creative”, de acordo com os artigos seguintes:
 
Artigo 1.º
Objeto
O Concurso “Make Creative” tem por objeto a apresentação pelo candidato de um protótipo que resolva um problema identificado pelo próprio, de forma diferenciada e inovadora e com potencial de aplicabilidade.
 
Artigo 2.º
Objetivos
Com o presente Concurso visa-se apoiar as ideias mais inovadoras, potenciando o espírito colaborativo e empreendedor do candidato, bem como:
a)  Apoiar a comunidade na concretização de ideias criativas;
b)  Promover a interdisciplinaridade;
c)  Promover a cooperação;
d)  Utilizar os recursos humanos e tecnológicos disponibilizados pelo American Corner MediaLab da Universidade de Aveiro;
e)  Incentivar o desenvolvimento de ideias que possam solucionar dificuldades sinalizadas/identificadas.
 
Artigo 3.º
Candidatos
1 -   São admitidos ao Concurso “Make Creative” estudantes de qualquer ciclo de estudos da Universidade de Aveiro ou externos desta, concorrendo em equipa constituída por um mínimo de dois e um máximo de quatro elementos.
2 -   Cada equipa candidata só pode integrar até um elemento externo.
3 -   Estão excluídos da participação no concurso familiares em linha direta dos membros do Júri, constituído nos termos do artigo 6.º.
 
Artigo 4.º
Apresentação das candidaturas
1 -   A candidatura pode ser apresentada em texto, até uma folha A4 e ou em vídeo com uma duração máxima de três minutos e deve ser acompanhada obrigatoriamente da ficha de candidatura, disponível em https://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/makecreative.
2 -   As candidaturas devem ser enviadas para o endereço eletrónico, soliveira@ua.pt.
3 -   As ideias admitidas a concurso devem ser originais, sendo os seus candidatos responsáveis, em todos os termos legais, pela sua originalidade e autoria.
4 -   Os elementos da candidatura não são devolvidos.
 
Artigo 5.º
Fases do Concurso
O concurso “Make Creative” decorre entre os dias 4 de janeiro e 17 de julho de 2018 e é constituído por três fases:

a)  Fase I – Termina a 23 de fevereiro de 2018
Submissão de candidaturas
Pré-selecção e comunicação dos cinco projetos selecionados para a Fase II – até 28 de fevereiro de 2018

b)  Fase II – 1 de março até 13 de julho de 2018
Período de trabalho no American Corner MediaLab, desde o 1.º protótipo, prova de conceito à implementação e refinamento do protótipo 3D;

c)  Fase III17 de julho de 2018
Apresentação final dos projetos, comunicação dos vencedores e entrega dos prémios.
 
Artigo 6.º
Júri
O júri do Concurso “Make Creative”, designado pelo Reitor, tem a seguinte constituição:
a)  Ana Bela Martins
Diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro.
 
b)  Óscar Mealha
Professor Associado com agregação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA - UA), Desenvolve a sua investigação na área de Informação e Comunicação em Plataformas Digitais.
 
c)  Mário Vairinhos
Docente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, investigador na área do Design de Interação, com interesse particular nos Media Tangíveis e em Realidade Mista. Doutorado em Ciência e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto.
 
d)  Pedro Beça
Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais da Universidade de Aveiro e da Universidade do Porto, professor auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro desde 2007 e membro da unidade de investigação CIC-Digital, Digital Media and Interaction.
 
Artigo 7.º
Avaliação das candidaturas
1 -   A avaliação das candidaturas tem lugar em sessão pública que se realiza na Universidade de Aveiro no dia 17 de julho de 2018, pelas 11h00.
2 -   Os candidatos fazem a apresentação da respetiva ideia perante o júri do concurso, de duração não superior a 15 minutos.
3 -   O júri avalia as ideias concorrentes tendo em conta os seguintes critérios e pontuação:
 
Critérios Pontuação
Valor da Ideia
Existência de potencial e capacidade de resolver um problema concreto (0 a 25)
Capacidade de resolver um problema de forma inovadora
O problema é resolvido com recurso a conhecimento novo (0 a 25)
Interdisciplinaridade
A solução é apresentada com recurso a conhecimento integrado, vindo de várias áreas disciplinares ou científicas (0 a 25)
Diversidade de competências em colaboração
A equipa é constituída por pessoas com diversas competências ou especializações. (0 a 25)
 
4 -   Cada membro do júri atribui em cada candidatura e para cada um dos critérios mencionados a pontuação de um ou zero pontos, consoante a candidatura tenha, ou não, preenchido o requisito estabelecido.
5 -   A pontuação total é estabelecida através da soma das pontuações obtidas em cada critério.
6 -   Em caso de empate, a decisão sobre a classificação das ideias cabe ao presidente do júri.
7 -   Se da avaliação das candidaturas resultar que nenhuma reúne as condições mínimas exigidas as mesmas são excluídas.
 
Artigo 8.º
Prémios
1 -   O prémio a atribuir no âmbito do Concurso “Make Creative” é constituído por “Kit completo de iniciação à eletrónica - Arduino TinkerKit” a atribuir a cada um dos elementos do grupo vencedor.
2 -   Os projetos finais são expostos no átrio da Biblioteca da Universidade de Aveiro.
3 -   Todas as equipas participantes na Fase III recebem um certificado de participação.
 
Artigo 9.º
Desistências
Em caso de desistência deve a mesma ser comunicada por escrito para o endereço referido no n.º 3 do artigo 4.º.
 
Artigo 10.º
Disposições Finais
1 -   A Universidade de Aveiro reserva-se o direito de recusar as candidaturas que sejam consideradas ilícitas por violação de disposições sobre Propriedade Intelectual e demais legislação em vigor, e sem prejuízo da responsabilidade civil ou criminal a que haja lugar.
2 -   A Universidade de Aveiro reserva-se o direito de suprimir quaisquer candidaturas que não respeitem os fins e valores do concurso.
3 -   A Universidade de Aveiro reserva-se o direito de excluir, a todo o tempo, qualquer candidato que viole as regras e ou adote comportamentos prejudiciais à finalidade inerente à realização do concurso e da instituição.
4 -   A Universidade de Aveiro é responsável pelo tratamento informático e confidencial dos dados pessoais de todos os candidatos e garante a sua proteção e utilização unicamente para os fins do presente concurso, de acordo com a legislação em vigor.
5 -   A participação no concurso “Make Creative” autoriza a Universidade de Aveiro a utilizar livremente o conteúdo dos projetos designadamente para outras iniciativas.
6 -   Os interessados podem obter esclarecimentos adicionais através do endereço soliveira@ua.pt.
7 -   A participação no Concurso “Make Creative” pressupõe o conhecimento e aceitação prévios dos termos e condições do presente Regulamento.
 
Artigo 11º
Entrada em Vigor
O presente Regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua aprovação pelo Reitor da Universidade de Aveiro.


última atualização a 22-01-2018
American Corner da UA

   Sobre
   › Eventos
   Recursos
   MediaLab
                                  Logo_American Corner Portugal

make creative
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.