45 anos da UA
 

O MUNDO DIGITAL DESVENDADO EM CINCO WORKSHOPS GRATUITOS E DOIS FILMES

Os curiosos, interessados ou especialistas na área digital tiveram a oportunidade de participar, entre os dias 21 e 24 de novembro, nos workshops e sessões que o MediaLab do American Corner da UA promoveu no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia. As atividades foram dinamizadas no MediaLab, situado do 4º piso da Biblioteca, por especialistas e investigadores da comunidade UA.

A participação foi gratuita, mediante inscrição prévia.


WORKSHOPS

DIA 21

3D EM 3 TEMPOS: DO MODELO À IMPRESSÃO - BÁSICO
14h30 – 16h00

Conhecer os princípios básicos da modelação e impressão 3D e, ao mesmo tempo, ver acontecer a concretização de um projeto foi o objetivo deste workshop. Neste workshop foram ensinadas e aplicadas as ferramentas e os princípios básicos para a utilização de programas de modelação 3D. Os participantes conseguiram materializar objetos físicos através da impressão 3D.

Workshop dinamizado por: Tânia Ribeiro - Aluna do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais do Departamento de Comunicação e Arte da UA, dinamiza também o MediaLab do American Corner da Universidade de Aveiro.


DIA 22 

INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NO PÚBLICO SÉNIOR: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE MIONE DO PROJETO SEDUCE
11h00 – 12h30

Depois de conhecerem o Projeto SEDUCE, os participantes foram convidados a sentir algumas das dificuldades que os cidadãos sénior sofrem no seu dia a dia e a experimentar o uso das tecnologias. A investigação desenvolvida no âmbito do projeto FCT - SEDUCE - tinha como objetivo avaliar o impacto da utilização das TIC nas variáveis psicossociais (autoconceito, ânimo e qualidade de vida) do cidadão sénior em contexto de comunidade online; e construir uma comunidade online miOne com a participação do público-alvo. Com as tendências demográficas do envelhecimento da população nos países mais desenvolvidos e considerando que a tecnologia se encontra cada vez mais omnipresente na sociedade atual, a utilização das TIC pode apresentar benefícios sociais e cognitivos para esta população. Por estes motivos urge tornar os dispositivos tecnológicos e respetivas aplicações acessíveis e ao alcance de toda e qualquer geração. O projeto SEDUCE embarca neste desafio.

Workshop dinamizado por: Ana Isabel Veloso - Docente do Departamento de Comunicação e Arte da UA, vice-presidente da Associação Portuguesa de Videojogos, tem desenvolvido vários projetos de investigação e sociais relacionados com o público sénior.

 

DIA 23

CANT(A)EIRO - MÚSICA, COMPUTADORES E PLANTAS
10h00 – 12h00

As plantas e a natureza em geral desde cedo que inspiraram a composição musical de várias maneiras. As “Quatro Estações” de Vivaldi, a "Valsa das flores" de Tchaikovsky ou "Strawberry Fields" pelos Beatles são apenas alguns exemplos populares. Hoje em dia a sonorização e/ou mapeamento de sinais biológicos de plantas através do uso de sensores e computadores é também uma forma possível de relacionar música com plantas, como exemplificado nas obras de Mamoru Fujieda (Patterns of Plants), Leslie Garcia (Pulsum Plantae) ou Mileece Petre. Do ponto de vista dos estudos de biologia, embora propensos a afirmações discutíveis, considera-se que as plantas reagem ao som apesar de não terem um sistema nervoso (Chowdhury & Gupta, 2015). É ainda aceite que as plantas são muito mais do que seres vivos passivos com um conjunto de necessidades biológicas, exibindo também uma vida "social" e uma "consciência" do meio ambiente que habita (e.g. movimentos das raízes no solo, memória, comunicação com outros organismos) (Karban, 2008; Mancuso, 2015). Cant(a)eiro é um projeto em decurso que se propõe a investigar o potencial de congregar plantas com tecnologias informáticas atuais como catalisador para criação musical com crianças dentro de ambientes escolares. Com esta pesquisa, esperamos fornecer ideias inspiradoras para criar a criação musical em que as plantas e as crianças interagem e ambas contribuem ativamente para a paisagem sonora de um ambiente ecológico.

Neste workshop foram abordadas as componentes tecnológicas empregues no Cant(a)eiro, em especial o hardware e o software. Foram discutidos, também, aspetos genéricos sobre composição e performance musical com plantas, terminando com a criação em grupo de uma peça onde se integrem plantas, som e computadores.

Workshop dinamizado por: Filipe Lopes - Docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, compositor, performer e investigador, utiliza a tecnologia como suporte na interação e visualização de peças sonoras.


DESMISTIFICAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
15h00 – 16h15

A Inteligencia Artificial é hoje em dia um tópico popular em diversos círculos fora da informática e dos laboratórios. Multiplicam-se mitos e dogmas sobre o estado da arte e o seu impacto no breve prazo. Nesta apresentação foi explicado o que é a inteligência artificial, que conceitos estão por detrás da mesma e o real estado da arte. Foi dinamizada com a audiência uma reflexão do impacto atual e futuro da inteligência artificial nas nossas vidas quotidianas. Para este workshop foi necessária a última versão do Processing - https://processing.org/download/.

Workshop dinamizado por: Diogo Gomes - Trabalha no Instituto de Telecomunicações, é docente da disciplina de Introdução à Inteligência Artificial e membro fundador da associação HackAveiro, Associação de Hackers, Makers e Artistas de Aveiro. 


DIA 24

DESENHAR COM CÓDIGO: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DO “PROCESSING”
11h00 – 13h00

O Processing é uma linguagem de programação onde se escreve código para criar desenhos, animações e gráficos interativos. A simplicidade da linguagem e o contexto visual fornecido fazem do Processing o ambiente ideal para ensinar alguns princípios de programação de uma forma menos abstrata. O workshop foi dirigido a qualquer pessoa interessada em aprender a programar e para pessoas com alguns conhecimentos de programação interessados em explorar a criação de gráficos por computador.

Workshop dinamizado por: Silvino Almeida - Docente do Departamento de Comunicação e Arte da UA, dá aulas de Programação Web e Multimédia, e tem como hobby desenhar com código recorrendo a padrões geométricos e algoritmos matemáticos. 


FILMES

DIA 21

PRINT THE LEGEND (2014)
10h30 – 12h15

Siga a corrida dos protagonistas do desenvolvimento da nova tecnologia de impressão 3D desde a invenção até à sua chegada a nossa casa, documentando o "Momento Macintosh" desta revolução e explorando o que é preciso para viver o Sonho Americano. Um filme dirigido por Luis Lopez e Clay Tweel que venceu o prémio especial do Júri no SXSW Film Festival em 2014.

Veja o Trailer.

Filme de visionamento livre.


DIA 23

LO AND BEHOLD, REVERIES OF THE CONNECTED WORLD (2016)
14h30 – 16h30

“O admirável mundo em rede” é o título português deste documentário realizado por Werner Herzog que nos propõe um percurso sobre o estado atual da tecnologia e das redes e as suas interações no nosso dia a dia, presente e futuro. Este documentário ganhou o Prémio Golden Trailer 2017 e a menção honrosa “One Future Prize” no Munich Film Festival 2016.

Veja o Trailer

Filme de visionamento livre.



última atualização a 15-12-2017
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