45 anos da UA
 

PALESTRA "LIVING IN SPACE" COM DANIEL TANI
7 e 9 de julho de 2017 | Grande Auditório da Reitoria da UA
Inscrições:
http://aveiro.libcal.com/event/3270868


Inserida no programa da Academia de Verão da UA, a palestra de Daniel Tani intitulada "Living in space", proporcionou aos participantes compreender as diferentes etapas de uma ida ao espaço, as caminhadas espaciais, o dia-a-dia no laboratório em órbita, entre outras experiências em voos espaciais vividas por um astronauta. A palestra teve lugar no dia 7 de julho, entre as 16h e as 17h e no dia 9 de julho, entre as 15h30 e as 16h30, no Grande Auditório da Reitoria da UA.

Daniel Tani foi o astronauta norte-americano da NASA que esteve na Universidade de Aveiro, no âmbito da Academia de Verão 2017, com o apoio do projeto American Corner da UA e da Embaixada dos EUA.

Daniel Tani teve uma carreira distinta como astronauta da NASA. Com um Mestrado em Engenharia Mecânica tirado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) foi selecionado como astronauta da NASA em 1996 e nos 16 anos seguintes assumiu diversas funções técnicas e foi ganhando uma vasta experiência em voos espaciais.

Passou 4 meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) e vem à Universidade de Aveiro partilhar as suas histórias, fotografias e vídeos dessa sua experiência com a palestra "Living in Space". Durante o seu discurso irá compartilhar as suas experiências, perspetivas pessoais e observações, e as deslumbrantes imagens que captou do nosso planeta. Os participantes vão ter a oportunidade de compreender as etapas de uma ida ao espaço, desde o lançamento no Space Shuttle, a adaptação à gravidade zero, como fazer caminhadas espaciais e operações robotizadas para construir e reparar a estação espacial internacional e como se vive o dia-a-dia no laboratório em órbita.

Em 2001 subiu ao espaço na missão STS-108 realizada pelo Vaivém Espacial Endeavour, para acoplagem na Estação Espacial Internacional. Esta missão teve como objetivo levar a quarta tripulação residente para a estação trazendo de volta à terra os astronautas da 3ª expedição, que completavam 4 meses de serviço em órbita e a instalação de um módulo de logística multiusos – o Raffaello Multi Purpose Logistics Module, construído pela Agência Espacial Italiana, que transferiu mais de três toneladas de suprimentos e equipamentos científicos.

Nesta missão Tani registou mais de 11 dias no espaço, incluindo mais de 4 horas de caminhadas espaciais no exterior da estação, para apoiar a manutenção dos painéis solares e do sistema de energia elétrica da EEI.

Curiosamente nesta missão foram transportadas no laboratório italiano Raffaello um conjunto de experiências científicas preparadas por alunos de escolas portuguesas que faziam parte de um programa mundial que em Portugal tomou o nome de Pulsar - Portuguese Unified Learning trough Space and Research. Os alunos apanharam sementes e plantas no campo -  Hipericão, medronho, coentros e feijão-frade – que viajaram a bordo do vaivém espacial dentro de tubinhos de ensaio para serem testadas em ambiente de microgravidade (quase ausência de gravidade).

Em 2007 foi novamente para o espaço com a tripulação da Space Shuttle Discovery, na missão STS-120, como engenheiro de voo da Expedition16 (a Expedição 16 foi a décima-sexta expedição humana de longa permanência na Estação Espacial Internacional), cujo principal objectivo foi dar continuidade à construção da Estação Espacial Internacional com a acoplação do novo Módulo 2, o Harmony, dos Estados Unidos. Daniel Tani passou a ser o novo engenheiro de voo a bordo da estação espacial, vivendo e trabalhando 120 dias a bordo da estação, onde realizou inúmeras operações robotizadas para apoiar a instalação e verificação do novo módulo, no lado americano do complexo orbital, regressando à terra a bordo da STS-122. Durante este período, Tani trabalhou no vácuo do espaço registando um total de 34 horas e 59 minutos em cinco passeios espaciais para a reconfiguração do módulo Harmony.

Mais informações: https://www.jsc.nasa.gov/Bios/htmlbios/tani.html


Agenda

A palestra "Living in Space" com Daniel Tani teve duas sessões sendo que a primeira sessão, no dia 7 de julho, além dos participantes inscritos na Academia de Verão 2017, teve lugares disponíveis (mas limitados) para todos aqueles que também pretendessem assistir.

 

Sessão 1

› Datas: 07 de julho

› Hora: 16h às 17h

› Local: Grande Auditório da Reitoria

› Público alvo: todos os interessados


Sessão 2

› Datas: 09 de julho

› Hora: 15H30

› Local: Grande Auditório da Reitoria

› Público alvo: participantes na Academia de Verão 2017


Daniel Tani

Mr. Tani had a distinguished career as a NASA astronaut. Tani was selected as a NASA astronaut candidate in 1996 and for the next 16 years gained extensive spaceflight experience. He flew as a crew member aboard the Space Shuttle Endeavor, and also served as an ISS crew member in a separate mission, enabling him to log a total of 131 days in space. He served as the flight engineer on STS-108 in 2001, supporting an ISS crew exchange and the delivery of a Multipurpose Logistics Module, which carried over three tons of supplies, logistics and science experiments. Tani also completed a spacewalk on that flight to support maintenance of the ISS electrical power system. On his second spaceflight, Tani served as Expedition-16 Flight Engineer and spent 120 days living and working aboard the ISS. During his tour of duty aboard the station, he performed numerous robotic operations in support of the installation and checkout of the newly delivered Node-2. During his two flights, Tani logged a total of 34 hours and 59 minutes in five spacewalks.

Orbital Sciences Corporation (NYSE: ORB) announced that Mr. Daniel Tani has rejoined the company as Vice President of Mission and Cargo Operations in the Advanced Programs Group, based in Dulles, Virginia. Mr. Tani will support cargo and mission operations activities for Orbital's Commercial Orbital Transportation Services (COTS) shared research and development program demonstration mission with NASA, as well as the Commercial Resupply Services (CRS) program missions that will provide a U.S.-developed capability to supply the International Space Station (ISS) with vital consumables, scientific instruments and other life-sustaining supplies. He will also support independent reviews of selected high-value Orbital programs.


última atualização a 13-09-2017
American Corner da UA

   Sobre
   › Eventos
   Recursos
   MediaLab
                                 

Daniel Tani
Daniel Tani
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.