Aldónio Gomes

Aldónio Gomes, conhecido como “distinto pedagogo”, nasceu em Lisboa a 30 de dezembro de 1926 e morreu a 9 de fevereiro de 2011.

Notória figura pública portuguesa, destacou-se pela introdução de reformas pedagógicas no ensino, tendo também dedicado grande parte da sua vida profissional ao serviço público.

Licenciado em Filologia Clássica, exerceu funções como professor de língua portuguesa, inspetor-geral de ensino, secretário de estado, consultor da Fundação Calouste Gulbenkian e ainda como Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública. Foi o grande impulsionador da Telescola em Portugal, da divulgação de autores africanos e ainda o autor de programas de ensino e formador de formadores de professores de Língua Portuguesa, em Portugal e em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Doou à Universidade de Aveiro um vasto espólio documental constituído por livros, selos, fotografias e bilhetes-postais, entre outros.

voltar

última atualização a 27-02-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.