Informação:

1. Autenticação com cartão de cidadão ou chave móvel digital: a partir de segunda-feira, dia 31 de julho, às 8H30!

Estudantes, docentes, investigadores e pessoal técnico, administrativo e de gestão da Universidade de Aveiro vão passar a poder aceder ao sistema de informação da Universidade de forma mais segura. Se até aqui a autenticação era feita exclusivamente via login com a conta institucional (o tradicional utilizador e password), a partir deste verão o acesso vai passar a poder ser feito também via cartão de cidadão ou chave móvel digital.

Explicamos-lhe tudo o que precisa de saber para compreender e começar a utilizar as novas formas de autenticação aqui.

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Citizen Card or Digital Mobile Key authentication: next Monday, 31st of July, at 8H30 AM!

The new mechanism aims to assure greater security accessing University’s systems.

Students, faculty, researchers, administrative and technical staff will have the ability to access the University’s information system in a more secure way. Besides the traditional user and password, starting this summer the authentication will be available also through citizen card (CC – Cartão de Cidadão) or Mobile Digital Key (CMD – Chave Móvel Digital).

Everything what you should know to understand and start using these new features can be found here.



Alertas:

1. Ataque Informático / Ransomware Strike: 

Está em curso um ataque informático (ransomware) em larga escala, cujo objetivo é cifrar toda a informação do computador (ou da rede a que tenha acesso), pedindo de seguida um resgate à vítima. 


A equipa de segurança informática dos sTIC está a acompanhar de perto a situação, tendo implementado algumas medidas de mitigação e proteção adicionais contra esta ameaça específica.


Não obstante, o ataque em curso explora o comportamento do utilizador final como meio principal para a sua disseminação, pelo que cabe a cada Utilizador o papel principal na prevenção.


Deste modo, não deve, sob qualquer pretexto, abrir anexos ou links sem ter a certeza que são seguros.


Informamos que não são seguros (ou são no mínimo duvidosos):

  • Todos os anexos ou links recebidos de remetentes 
  • Todos os anexos ou links recebidos de remetentes conhecidos, cujo assunto ou tema seja inusitado (ex: emails dos bancos, seguradoras e outras Instituições a pedirem dados pessoais). 

Na dúvida, não abram o anexo ou o link, sem confirmarem primeiro com o remetente.


No seu computador pessoal ou se é administrador de algum computador Institucional, deve seguir todas as recomendações de segurança e atualizar o antivírus, o firewall local, o sistema operativo e as aplicações. 


Continuaremos a acompanhar o desenvolvimento deste assunto, solicitando que encaminhem qualquer problema relacionado com este tema através do portal https://bud.ua.pt.

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A massive cyberattack (ransomware) against the information stored in computers and networks is going on. The attack’s main goal is to cypher the user's information and ask the victim for a ransom.


The sTIC security team is aware of all issues involved and implemented the possible technical mitigation measures to deal with this ransomware threat.


Even with the technical measures taken, the attack targets the user behavior, so it's very important that you don’t open any attachment or link received by email, unless you're absolutely sure of is safety.


If you receive an email or a link from an unknown source, or if it's from a known source (ex: bank, insurance company, public Institutions, etc. asking for personal data) but the name or the subject is strange or unusual, do not open it.


On your personal/home computer or if you are administrator of a University computer, you should follow all security recommendations and maintain antivirus, system and applications up to date.

The sTIC security team is following this issue and will be in touch when necessary. If you have any issues related to this matter, please report it at https://bud.ua.pt.


2. Phishing: 
  • Não responda a mensagens que lhe pedem o seu login e password, ou quaisquer outros dados pessoais.


INFORMAÇÕES


Política de Alteração de Password

Os Sistemas de Informação da Universidade de Aveiro, em particular o serviço de Correio Eletrónico, têm vindo a ser usados para tentativas de descoberta de passwords, através de métodos de “força bruta”, ou seja, através múltiplas tentativas de acesso à mesma conta.

Em face do exposto, foram implementadas medidas de mitigação, em particular o bloqueio temporário da conta, em caso de ataque.

As contas alvo destes ataques ficarão bloqueadas de acordo com a política de passwords disponível na página Política de Passwords(http://www.ua.pt/stic/politica_de_passwords).  

Os sTIC recomendam a alteração da sua password no site ID.UA.PT, em https://id.ua.pt/secure/AlterarPassword.aspx.


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Balcão Único Digital: Novo portal de contato com os sTIC

https://bud.ua.pt


A Universidade de Aveiro tem vindo a promover uma melhoria continua dos serviços TIC prestados à Comunidade Académica. Inserido nesta orientação foi disponibilizado, no dia 27 de junho de 2016, um novo Portal de contato com os sTIC.
Este portal, o Balcão Único Digital (BUD), será o ponto único de contato para todas as questões relacionadas com as TIC, onde será possível criar, interagir e acompanhar a evolução das solicitações realizadas aos sTIC e está disponível em: https://bud.ua.pt.

A implementação deste portal assenta numa reformulação interna dos processos de suporte, alinhada com os requisitos da norma ISO 20000, para a:
  • Realização de “Pedidos de Serviço”: pedidos de configuração, alteração ou parametrização de serviços TIC existentes no Catálogo de Serviços
  • Resolução de “Incidentes”: degradação e indisponibilidade parcial ou total de serviços TIC existentes no Catálogo de Serviços.

Esperamos que a reformulação dos processos de suporte associados à nova ferramenta tragam um aumento significativo da qualidade do serviço prestado.

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destaques
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