ALERTAS

  1. Phishing


    Não responda a mensagens que lhe pedem o seu login e password, ou quaisquer outros dados pessoais. Tenha atenção a mensagens forjadas com remetentes, aspeto e logotipos parecidos com os oficiais.

INFORMAÇÕES

1. Correio Eletrónico: testes com solução de proteção (anti-virus, anti-spam, anti-malware, etc)

As plataformas de emails são usadas há diversos anos de forma massiva como meios de disseminação de vírus, spam, malware, phishing, etc. Infelizmente, a eficácia da solução de proteção da plataforma de email da UA tem vindo a diminuir, razão que levou os sTIC a identificar a necessidade de a substituir e/ou complementar por outra. Nesse sentido vão ser realizados testes para avaliar potenciais soluções.

  • O que deverá mudar?

Incremento da percentagem de emails que serão corretamente identificados e catalogados, emails estes que ficam alojados na pasta de SPAM/Junk-Email/Email de Lixo (ou outras designações que dependem do cliente de correio eletrónico e da linguagem em uso);

  • O que poderá mudar?

Incremento da percentagem de emails que serão incorretamente identificados e catalogados, passando por isso a ficarem alojados na pasta de SPAM/Junk-Email/Email de Lixo;

Receção de emails com um alerta indicando que foi eliminado algum ficheiro que continha vírus;

Receção de emails com notificações da receção de email com vírus;

Receção de emails com um alerta no início do email indicando que o mesmo possui links catalogados como potencialmente perigosos;

Receção de uma notificação em como foi detetada um tentativa de envio de um email com o endereço em causa e que foi identificado como contendo vírus, spam, malware, phishing, etc.

  • O que não deverá mudar?

A opção de não eliminar correio por decisão autónoma da plataforma de Correio Eletrónico, salvo em condições de significativo grau de certeza e de elevado potencial de risco, caso em que os endereços da UA serão notificados.

  • Quando?

A partir de hoje, dia 13 de Março, até informação em contrário.

  • Problemas? O que deve ser feito?

Caso existam emails que sejam incorretamente identificados e catalogados e que fiquem alojados na pasta de SPAM/Junk-Email/Email de Lixo, tal como até agora estes casos excecionais poderão ser acautelados recorrendo à funcionalidade de Bloquear ou permitir/Block or allow disponível na interface web da solução de mail, bem como de forma integrada em alguns clientes nas opções do Lixo/Junk.

Se no entanto em algum cliente persistir um problema então deverá informar o ServiceDesk dos sTIC, nomeadamente através do BUD, para assim ser prestada ajuda na resolução do problema.


2. Autenticação com cartão de cidadão ou chave móvel digital



3. Política de Alteração de Password

Os Sistemas de Informação da Universidade de Aveiro, em particular o serviço de Correio Eletrónico, têm vindo a ser usados para tentativas de descoberta de passwords, através de métodos de “força bruta”, ou seja, através múltiplas tentativas de acesso à mesma conta.

Em face do exposto, foram implementadas medidas de mitigação, em particular o bloqueio temporário da conta, em caso de ataque.

As contas alvo destes ataques ficarão bloqueadas de acordo com a política de passwords disponível na página Política de Passwords

Os sTIC recomendam a alteração da sua password no site ID.UA.PT, em https://id.ua.pt/secure/AlterarPassword.aspx.



destaques
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