Utilização de Dockers na rede da Universidade de Aveiro
Docker é um conjunto de plataformas de serviço (PaaS), usualmente indicada para virtualização de sistemas operativos, em que ao invés emular hardware e de utilizar um hypervisor para comunicar com o kernel da máquina (como o VirtualBox ou VMware), utiliza recursos e comunica com o kernel, de forma nativa. Utilização de Dockers na Rede da Universidade de Aveiro.

Com a disseminação e aumento da utilização de software de containers em projectos de bolsas/investigação na Universidade de Aveiro, aconselhamos a redefinição dos IPs gerados pelos containers. Os IPs das pools geradas por default entram em conflito com as pools de IPs utilizados na Rede da Universidade 192.168.0.0/16 e 172.16.0.0/12. Deste modo, e para que tenham o serviço a funcionar em pleno, aconselhamos que reformulem as configurações do docker, de acordo com o seguinte exemplo:

1-Editar:
/etc/docker/daemon.json

{
“default-address-pools”:
[
{“base”:”10.139.0.0/16”,”size”:24}
]
}


2-Reiniciar o docker:

$ sudo service docker restart

3.Verificar

$ docker network create foo
$ docker network inspect foo | grep -i subnet
Resposta: “Subnet”:”10.139.1.0/24”

última atualização a 04-02-2020
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.