Teaching Day'17- A investigação no ensino-aprendizagem: práticas de articulação




Esta edição do Teaching Day, a 6.ª, dá continuidade aos pressupostos delineados nas anteriores, de partilha de práticas e/ou experiências de aprendizagem e de ensino, e procura apontar soluções que visem responder à pergunta: Como envolver os estudantes, em todas as fases do seu percurso na UA, na prática da investigação?

Identificam-se as propostas de linhas temáticas a explorar durante o dia:

  • Abordagens e metodologias que integram a investigação no processo de ensino-aprendizagem (experiências e práticas com demonstração de resultados e descrição do processo de avaliação dos estudantes);

  • Práticas de investigação direcionadas para estudantes do 1.º ano;

  • A investigação no ensino-aprendizagem como resposta a desafios societais;

  • A promoção da interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências transversais em ambientes de aprendizagem, organizados em torno de atividades de investigação;

  • Estratégias de motivação e envolvimento dos estudantes e dos docentes para a investigação no ensino-aprendizagem, sobretudo ao nível do 1.º ciclo;

As práticas são materializadas através de posters digitais e de comunicações orais, escolhidas do conjunto de trabalhos submetidos.

Aberto à participação de toda a comunidade, o Teaching Day'17 - A investigação no ensino-aprendizagem: práticas de articulação, tem lugar no dia 29 de novembro, na Reitoria da UA. O evento de cariz pedagógico, promovido pela UA, através da Reitoria e do Conselho Pedagógico, dá continuidade aos encontros realizados em:

- 2012: Práticas de qualidade no ensino e aprendizagem

- 2013: Inovação pedagógica

- 2014: Culturas e ambientes de aprendizagem

- 2015: Interação com a comunidade: oportunidades e experiências de ensino/aprendizagem

- 2016: A tecnologia ao serviço da aprendizagem: oportunidades e constrangimentos

última atualização a 10-11-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.