Empreendedorismo: Portefólio de Empresas

A Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro promove e apoia o empreendedorismo em toda a sua cadeia de valor, desde a identificação da ideia de negócio, passando pelo apoio no desenvolvimento do projeto empresarial, até à constituição da empresa de base tecnológica. 

Enquadrada na política de valorização do conhecimento, a UA concede o estatuto de Start-Up UA e Spin-Off UA a projetos empreendedores, cujos objetivos visem a criação de valor no tecido empresarial nacional e internacional e o fomento de emprego qualificado.

As empresas que têm a sua origem na UA são genericamente denominadas por start-ups. No entanto, se pretendermos fazer uma categorização das mesmas, podemos dividi-las da seguinte forma:

  • Start-ups: Empresas constituídas por membros da comunidade académica, como resultado da estratégia empreendedora implementada pela Universidade e que usufruem, direta ou indiretamente, do ambiente universitário, incluindo-se nestas as empresas identificadas por spin-off.
  • Spin-offs: Empresas constituídas por membros da comunidade académica e que utilizam necessariamente na sua atividade económica, total ou parcialmente, conhecimento produzido pela Universidade, designadamente produtos ou processos inovadores, desde que consubstanciado em contratos de licenciamento ou de cedência de direitos de propriedade intelectual e/ou em contratos de transferência de tecnologia ou de outro conhecimento.

 

A lista das empresas apoiadas pela UA, e constituídas por membros da comunidade académica, pode ser consultada abaixo:

Start-Up UA

› Spin-Off UA

última atualização a 11-03-2013
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.